Editorial – Lançamento

Hoje, dia 27 de Abril de 2019, estamos a lançar o Açoteias XXI, o jornal digital do AETC, onde publicaremos notícias em geral, artigos de opinião e trabalhos selecionados, realizados em contexto disciplinar, por professores ou alunos.

Simultaneamente, vamos recordar e reeditar artigos das diversas publicações editadas pelas escolas do agrupamento tais como: O Açoteia” (1962-1979), que, pela sua qualidade e profissionalismo, ultrapassou os muros da Escola e esteve acessível ao público em geral.

O facto de utilizarmos o nome Açoteia acarreta responsabilidades acrescidas e a obrigação de honrar e respeitar o nome que herdámos. Esse jornal representa uma parte importante do nosso património escolar, e simultaneamente do património cultural da nossa cidade, pelas memórias que conserva nas suas páginas.

Encontraremos no menu Memória essas publicações antigas. Pretendemos, desta forma, estabelecer um diálogo entre o passado e o futuro, mas refletindo também o presente, conscientes que é importante não só guardar e conservar o património cultural mas também revelá-lo, divulgá-lo e disponibilizá-lo a um público cada vez mais alargado, aproveitando as vantagens das novas tecnologias.

Convidamos a comunidade a descobrir as primeiras publicações, a dar opiniões, críticas e sugestões com o objetivo de contribuirmos com o Açoteias XXI para a memória futura das gerações vindouras.

jornalacoteias@agr-tc.pt

Leave A Reply