Ficha técnica

Propriedade:
AETC – Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro.

Sede:
AETC – Rua Manuel de Arriaga, 2, Faro.

Contacto:
acoteia21@agr-tc.pt

Redatores (em 2019):
Equipa das Bibliotecas Escolares do AETC.

Professores que participaram no Projeto-Piloto Literacia para os Media / Formação Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media, apresentada pela DGE e pelo SJ / Cenjor: Carla Assis, Dulce Baião, Fernando Proença e Hugo Virtuoso.

Alunos da turmas s3/4A, s3/4C, b3A, 7º C e 10º 9ª.

Webmasters:
Equipas das BE e professores do AETC que participaram no
Projeto-Piloto Literacia para Media.

Estatuto Editorial

1. O “Açoteias XXI – Média, Memória e ETC.” on-line” está disponível na internet desde 27/4/2019 e pretende complementar a informação da página oficial do AETC, com notícias e artigos de opinião realizados por alunos e professores.

2. O “Açoteias XXI” quer também publicar trabalhos de alunos realizados em contexto disciplinar/turma e selecionados para publicação pelos respectivos professores.

3. O “Açoteias XXI” é também memória. O “Açoteia” foi um jornal em papel, publicado de 1962 a 1979, que teve como diretor o renomado professor (também de jornalismo) Amílcar Quaresma. Pretendemos, pois, recordar e republicar algumas das notícias que saíram no Açoteia e nos seus sucedâneos como sejam: Magazine Xtuda, Mente Jovem, Jornal do Departamento de Ciências Experimentais, Boletim da Biblioteca Escolar, O Matemático, O Lógico e ETC. E neste ponto solicitamos a antigos alunos e professores que nos façam chegar jornais/publicações em papel -de qualquer uma das nossas cinco escolas- que não estejam listadas acima.

4. O “Açoteias XXI” pretende também publicar alguns artigos de “O Costeleta”, publicado em papel desde 1992, que a direção da AAAETC (Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira) entenda por bem disponibilizar. Para já, como exemplo, publicamos dois artigos e voltamos (apenas porque já estiveram online no site da nossa escola sede) a colocar online treze números (55 a 67) de “O Costeleta”.

5. As opiniões do “Açoteia XXI” são unicamente as emitidas através do Editorial. As restantes são da inteira responsabilidade dos autores.

6. O “Açoteias XXI” online respeitará e assegurará a publicação de todas as opiniões/comentários que tenham em conta o bom senso da vida em sociedade.