arquivo.pt

Este é um serviço publico de pesquisa de informação sobre o passado. O arquivo.pt preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde 1996.

O Açoteias XXI, na sua vertente de guardião da nossa memória colectiva -de páginas de alunos e professores, de páginas oficiais das nossas várias escolas, de sites de projetos e das bibliotecas, etc- utilizou e está a utilizar o aquivos.pt na elaboração de alguns dos seus artigos.

A primeira Página/Sítio Web que recuperamos/reconstruímos/republicamos com o auxílio do arquivos.pt foi a da Associação dos Antigos Alunos (AAA)da Tomás Cabreira. Este Sítio, de 2001, foi dos primeiros de AAA e incluía a publicação de cerca de uma dúzia de exemplares do seu jornal “O Costeleta”.

Este Sítío pode ser visto a partir do Menu Costeletas(1992-…) ou do Menu arquivos.pt.

Como exemplo do que pode ser recuperado, republicamos aqui uma breve notícia, de dezembro de 2002 e da autoria de um antigo aluno, que relata o facto de um outro antigo aluno e consagrado poeta português ter ganho um prémio internacional de poesia. Ficamos também a saber, pelas linhas de um seu colega, que o poeta foi aluno de duas das nossas escolas.

“COSTELETA EM FOCO

Casimiro de Brito ganhou o
“Prémio Leopold Senghor 2002”

O Costeleta Casimiro Cavaco Correia de Brito (Casimiro de Brito), nosso prezado consócio e um dos nomes maiores da poesia europeia contemporânea, ganhou mais um grande prémio internacional.

Trata-se do “Prémio Leopold Senghor 2002”, atribuído pelo conjunto da obra do poeta algarvio que, nos anos 40 e 50 frequentou as nossas escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira e ainda considerando a amizade que unia Casimiro de Brito ao grande escritor e Presidente da República do Senegal.

A entrega do prémio teve lugar no Instituto Camões, em Paris, em cerimónia presidida por Jacques-François Dussotier, presidente do Círculo Europeu de Poesia Francófona.

Para o Casimiro, as felicitações eivadas pelo orgulho dos Costeletas.

João Leal”




Publicamos, abaixo, imagens com links para páginas preservadas pelo arquivo.pt e reconstruídas ou divulgadas pelo Açoteias XXI


I Mostra Educativa de Faro

Psicologia 12º ano – 2002