Xtuda (1995)

Esta publicação teve algumas edições em meados da década 90 do século passado. Republicamos, para já, o Editorial e um artigo do nº 3 que tinha Piroso como tema.


Editorial

(Editorial do Xtuda nº 3, abril de 1995)

Oi, tudo bem? Vamos contar uma história verdadeira e linda de encantar.

Era urna vez sete tristes “criancinhas” que estudavam na escola secundária Tomás Cabreira, muito infelizes (ver foto).

Um dia, durante um intervalo, apareceu-lhes, em cima de uma alfarrobeira por entre pétalas de rosas e lírios amarelos, uma senhora maravilhosa (90/60/ 90) com uma espantosa mini-saia “bordeaux”, botas deslumbrantes com meias até ao joelho e com uma fina capa azul celeste bordada a ouro que lhes acenava e dizia docemente:

-Venham para a Xtuda meus queridos. Venham!

-Xtuda! O que é isso? – perguntaram as inocentes crianças.

-É o Mistério e a Revelação. A salvação dos jovens. Já lhes fez ver a luz sobre temas tão importantes como o Sexo, as Drogas e o Rock n’Roll. Vocês foram escolhidos para continuar a sua Obra. Façam o número três e dediquem-no ao Piroso. Vão e obrem! – disse a senhora desaparecendo de imediato num clarão roxo e amarelo fluorescente.

Verdade!!! Esta história passou-se connosco. A Xtuda mudou as nossas vidas. Acabaram-se as angústias, deixámo-nos de vícios prejudiciais à saúde e acordamos todos os dias a sorrir para o nosso vizinho e os nossos olhos brilham como estrelas de tanta felicidade e harmonia.  

Passámos a beber muito leite, quilos de leite, porque leite é juventude, e a fazer muito desporto, toneladas de desporto, para crescermos fortes, saudáveis e sem gorduras supérfluas.

Quem nos conhece sabe que desde que abraçámos a causa da Xtuda somos bué de participativos nas actividades da comunidade escolar, adoramos a Área-Escola, e estamos sempre a construir o futuro. Sim, porque o futuro é dos jovens e são os jovens que fazem o futuro, porque somos todos amigos do ambiente, dos animais, que também são nossos amigos, são bué da queridos, bué da fofos, quentinhos, cheios de pêlo que apetecem dar abraços e encher de beijinhos e miminhos. Gostamos de criancinhas, da vida, do Sol, do mar, das flores, da conservação do património, das formas alternativas de energia, do flúor, dos contos tradicionais e de tudo aquilo que é próprio da nossa idade. Mas, acima de tudo, adoramos o nosso sistema educativo.

Graças a esta postura saudável e positiva e à nossa estupendaça, supra, magna inteligência conseguimos ultrapassar todo o tipo de obstáculos que surgiram ao longo da elaboração desta nossa querida revista, porque no nosso vastíssimo círculo de amigos não conhecíamos absolutamente ninguém que soubesse o que era o Piroso. Pedimos e rezámos durante sete semanas e meia para que a dita senhora aparecesse e nos desse a grande revelação: afinal o que é o Piroso?

Foi então numa noite de Lua cheia, de quinta para sexta feira, que, através nossos sonhes surgiu a quilos de peixe a revelação que tanto ansiávamos e que nos permitiu, finalmente, editar o nº 3 desta portentosa revista.

Esperamos que se divirtam com o Xtuda tanto como nós sofremos a realizá-lo. E não faltem à Grande Festa Pirosa que vamos realizar na Trigonometria. Vai ser uma coisa original e de grande nível. Abraços e himalaias de Xi-corações para todos os fofos colegas da nossa mais que adorada Tomás Cabreira.