O Sabe-Tudo (2011)

O Sabe-Tudo foi um jornal que saiu nos anos 2011/2012, na escola de S. Luís do nosso agrupamento. Para já, republicamos, da edição de dezembro de 2011, o editorial e textos/contos de alunos do 3º ano a partir do tema Verbos. Ficam também dois links para a versão integral (16 páginas) desta edição.

O Sabe-Tudo – Edição de dezembro de 2011 no Calameo

O Sabe-Tudo – Edição de dezembro de 2011 em pdf


Editorial – dezembro de 2011

Cá estamos com mais uma edição do nosso jornal “Sabe – Tudo”. A elaboração deste jornal é sempre fonte de alguma angústia, sobretudo devido à falta de recursos financeiros para o materializar. Apenas no momento em que vemos os exemplares prontos a serem distribuídos pela comunidade educativa é que serenamos o espírito.

Procurámos, no seguimento do que tem sido apanágio das últimas edições, dar à estampa os trabalhos das nossas crianças e relatar dos projetos e das atividades em que participaram os alunos, os professores e auxiliares da nossa escola.

Embora, o jornal escolar não seja uma finalidade em si mesma, é um dos meios para o desenvolvimento de uma dinâmica geral na turma, em particular e na escola, em geral. A operacionalização desta dinâmica passa, assim, pelo empenho e colaboração que todos colocam na produção dos artigos que compõem o jornal.

Um dos propósitos deste projeto é promover o incentivar a produção escrita. A escrever pensa-se e medem-se as palavras. Este dar alento à escrita, à leitura, incutindo simultaneamente hábitos de leitura é tarefa primordial da escola e que este jornal procura fomentar.

A escrita permite que se possa conhecer, constituindo-se como o elemento que interpreta o pensamento de outrem que não está presente. Ao criar-se a necessidade da utilização da linguagem escrita. no aluno, este é desafiado a expressar e tornar inteligível o pensamento. Ao escrever transmitimos emoções e saberes, o que formaliza o conhecimento. O jornal escolar constitui-se, assim. num espaço onde se articulam os diferentes produtos, fruto da participação das crianças. Esta comunicação, não se esgota contudo, nos alunos, pretende também veicular opiniões e informações de outros atores como encarregados de educação ou entidades que interagem na comunidade educativa.

Um dos propósitos de um jornal escolar é assumir se como elemento agregador dos diferentes atores que colaboram na tarefa educativa.


Os amigos verbos

Os amigos verbos – 1

Hoje nós aprendemos os verbos. Nunca pensei que os verbos fossem tão divertidos. Os verbos para mim são como estivesse a fazer um poema.

Os verbos são ações, fazem parte da nossa vida, amar, viver, gostar, brincar, jogar, contar, cantar, chorar, aprender, imaginar, voar, etc.

Aprendemos a conjugá-los no presente, passado, futuro, pretérito perfeito e no pretérito imperfeito e ainda há mais maneiras que ainda não aprendi.

Em cada frase que dizemos há sempre um ou mais verbos lá metidos. Fazem parte da gramática, os verbos são constituídos por três pessoas no singular, (eu, tu, ele ou ela) e três pessoas no plural, (nós, vós, eles ou elas). E assim vou terminar com este verbo.

Vanessa 3 A


Os amigos verbos – 2

O verbo AMAR durante muito tempo não sabia o que era o amor, então um dia decidiu viajar pelo mundo para o descobrir, antes de voltar a casa.

Foi em Paris, quando estava perdido numa das ruas, que encontrou uma rapariga muito bonita, ela chamava-se Verbina.

Ele como era muito atrevido foi ter com ela apresentando-se e nesse mesmo dia convidou-a para passear. Verbina que era uma rapariga francesa e também atrevida, achou piada ao verbo amar e aceitou todos os convites dele. Foi com a verbina que o verbo amar aprendeu o significado do amor.

Amor é um sentimento admiração e dedicação por alguém.

Carolina 3 A


Os amigos verbos – 3

Era uma vez dois amigos, que eram verbos: um chamava-se apanhar e o outro chamava-se calar. Eles eram muito amigos, um dia foram passear e encontraram duas lindas meninas que também eram verbos: uma chamava -se amar e a outra dançar, eles ficaram de boca aberta. Elas convidaram os meninos para ir à praia e eles, claro que aceitaram, dois dias depois lá foram eles todos contentes passear.

Bruna 3 A


Os amigos verbos – 4

Na terça-feira o verbo entrou na escola, quando os meninos estavam a jogar no computador. Havia uma menina que chamada Bia e que tinha o computador ligado ao carregador. Então o Verbo tropeçou no fio, caiu, fez o pino, e foi parar na carteira da Verbenina, e apaixonou-se por ela.

No sábado o Verbo foi à festa do Zé Verbino e encontrou a Verbenina. Ele como gostava dela deu-lhe um beijo e ficaram namorados. No dia dos namorados ela disse-lhe:

– Amo-te, amor!
– Eu também te amo.

Numa sexta-feira à noite foram ao cimo da “Torre EIFEL”. No dia 9 dezembro eles casaram e estava lá: o Zé Verbino, a Verbinha e outros. Passados dois meses nasceu a Verbesina e quando ela tinha 7 anos fez um texto sobre os verbos e escolheu o verbo amar.

Lena Silva 3 A