Recordando José Afonso

Correio publicado em novembro de 2006, no número oitenta e oito de “O Costeleta”, de Manuel Martins Felizardo.

No Verão passado (2004?), voltei a Faro, para uma visita mais a preceito. A cidade está bonita, renovada, luminosa.. Ganhei-lhe mais afeição.

Na baixa, fui contornando a doca, até ao Clube Naval, apreciando a bela perspectiva das árvores do jardim, tendo em fundo a fieira de edifícios onde avultam as elegantes frontarias do Arco da Vila e da Igreja da Misericórdia. E não é que meus olhos teimaram ainda em ver ali, junto à muralha, numa pequena lancha, o Zeca Afonso (nosso professor) com seus amigos, bronzeando-se ao sol e preparando-se certamente para algum passeio na Ria ou uma ida à praia?

Isso mesmo desabafei depois na esplanada, quando meti conversa com os companheiros da mesa ao lado. E logo uma senhora, mais atenta: – “Ele costumava ir à praia mas era a pé, passando pelo Montenegro. Conheci-o ali no Bairro da Sé, onde estava hospedado. Era uma pessoa muito humana, muito convincente com todos nós. Olhe, aqui o tem”, disse, tirando da carteira uma bem conservada fotografia da equipa de Professores e Mestres da nossa Escola, no recinto de jogos, todos com ar bem desportivo e jovial, constituída por José Afonso, Mestre Almeida, Professor Ferradura, Dr. Campos Coroa e outros elementos que não soube identificar. Entre seus pares, solidário e sempre tão próximo, tão acessível e dedicado aos seus alunos.

Faleceu a 23 de Fevereiro de 1987, mas continua vivo no coração das pessoas, sendo hoje praticamente unânime o apreço pela sua figura, tanto no que respeita às suas qualidades humanas, seu idealismo, seu talento musical e poético como à inconfundível e terna sonoridade da sua voz.

Aproveito, pois, para lembrar que a nossa Associação, em conjunto com a Direcção da Escola, poderiam conjugar esforços para em 2007, no 20° aniversário da sua morte, prestarmos a José Afonso uma adequada homenagem. À semelhança da foto que vi aí em Faro nas mãos daquela senhora, não haverá na posse de antigos alunos, amigos, colegas, fotografias semelhantes que recuperadas, poderiam integrar uma exposição alusiva a José Afonso e à sua passagem pela nossa Escola e pela cidade de Faro?

 Aqui fica a sugestão.

Manuel Martins Felizardo.