Memória:

O Açoteias XXI pretende ser atualidade, mas também é memória.

No Açoteias XXI existem dois menus: o Memória, a vermelho, e o Atualidade, a branco, que é o principal e o único acessível na nossa versão para Smartphone, por isso iremos incluir ligações para o menu Memória no comando Atualidade deste menu principal

No nosso Menu Memória recordamos / republicamos jornais antigos das várias escolas que hoje integram o nosso agrupamento. Neste mês, abril de 2019, em que lançamos o Açoteias XXI – muito se tem falado de memória, quer pelas comemorações dos 45 anos do 25 de abril, quer pelo infeliz e trágico acontecimento do incêndio na Catedral de Notre–Dame, que levou muitos de forma emocionada, a lamentarem a perda de mais uma parcela da nossa memória coletiva. Por isso queremos, através deste jornal digital, colocar um grãozinho de areia da infeliz engrenagem que nos move em direção ao esquecimento. Como o tentaremos fazer?

Como consta do ponto 3 do nosso estatuto editorial, solicitando que nos enviem exemplares dos nossos jornais antigos e pedindo a antigos alunos, funcionários e professores que nos façam chegar os nossos jornais de outrora, mais ou menos elaborados, de escola ou de turma, de qualquer uma das nossas atuais escolas.

São estas a escola do Bom João; Culatra; S. Luís; Joaquim Magalhães e Tomás Cabreira, com as atuais ou antigas designações: Escola Primária nº 1 de Faro, Escola de Desenho Industrial Pedro Nunes, Escola Comercial de Faro, Escola Comercial de Tomás Cabreira, Escola de Artes e Ofícios Pedro Nunes, Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e Escola Comercial e Industrial de Faro.

Para que a nódoa não caia no melhor pano, prometemos devolver todos os exemplares que nos façam chegar.

Nota: temos todos exemplares do Jornal o Açoteia (de 1962 a 1979) e muitos dos exemplares de “O Costeleta”.

jornalacoteias@agr-tc.pt