Alunos Líderes Digitais

Sessão Interturmas – 3º s3/4A, 7º C e 10º 9ª – Internet, Segurança e Liderança Digital.
29/3/2019 na Biblioteca da Escola Secundária de Tomás Cabreira

Nota: a participação dos alunos do 3º ano nesta sessão foi mais uma etapa na sua preparação de uma apresentação pública sobre estes temas a encarregados de educação.

Relato 1

No dia 29, fomos à Tomás Cabreira apresentar os nossos trabalhos sobre Cibersegurança e Cyberbullying. Ouvimos falar sobre estes temas pelos colegas mais velhos, que nos ensinaram coisas que não sabíamos. Aprendemos muito mesmo! Acabámos por saber que somos controlados pela internet, seja no Youtube, no Google, nos jogos, etc…

Maria Rita
S3/4A

Relato 2

No dia referido no título, fomos a uma palestra para falar sobre a Segurança na Internet e os seus perigos.  
Apresentámos um PowerPoint sobre Cibersegurança, ou seja, a Segurança na Internet, e os colegas da Secundária Tomás Cabreira, falaram-nos de como nos podíamos meter em grandes problemas.  
Muitos jovens são dependentes da Internet e acabam por se isolar totalmente do mundo exterior ficando apenas fechados em casa a jogar ou a ver vídeos, o que pode fazer com que o ou a jovem tenha comportamentos estranhos.
Apesar de tudo, a Internet é uma fonte de informação válida. Mas, ainda tem os seus perigos. Há pessoas que não cumprem as regras, por exemplo, criam perfis falsos, o que pode levar a casos problemáticos.  
Também há quem poste coisas que não deve e que depois arrepende-se do que publicou. Quando se coloca algo na Internet, isso nunca mais sai de lá, portanto, devemos pensar sempre antes de publicar. Temos de ter cuidado!

Bruna Martins
S3/4A

Relato 3

Nós, as turmas s3/4ª, no dia 29/03/2019 fomos à Escola Tomás Cabreira.  
Apresentámos vários trabalhos, aos colegas mais velhos, que fizemos nas aulas de TIC. 
Os nossos trabalhos eram:” Não ao discurso de ódio”, “Redes sociais”  e “Cibersegurança”. 
Os alunos do 10º ano falaram de jogos e leram textos de opinião sobre a dependência da Internet e os jogos perigosos nas redes sociais, como o “momo” e o “tubarão branco” entre outros.  
Também conversámos sobre a Dependência da Internet, porque agora os adultos e as crianças passam, pelo menos, 2 ou 3 horas a jogar, nas redes sociais ou apenas a ver vídeos.

João Marques
S3/4A