Dependência da Internet

A dependência tecnológica é já uma preocupante realidade na sociedade atual e passa pela utilização descontrolada dos telemóveis, redes sociais, jogos online, entre outros. São os mais jovens os mais dependentes, porque nasceram numa época em que está já muito enraizada, na vida quotidiana, a utilização das variadíssimas aplicações informáticas, que se revelam úteis para qualquer tarefa que desejem ou necessitem executar. Verifica-se, hoje em dia, uma relação muito preocupante entre os jovens e as novas tecnologias porque, na maioria dos casos, há um total descontrolo na quantidade de tempo que é utilizado a viver virtualmente, em detrimento da realidade que os rodeia. Principalmente os jovens dependem muito da internet, que é esmagadoramente vantajosa, uma vez que lhes permite uma permanente informação acerca do país e de todo o mundo, seguir as vidas de quem mais gostam em redes sociais como facebook ou instagram, enviar mensagens grátis, fazer videochamadas e manter contacto com amigos e família em qualquer lugar. Para os estudantes, está ali à mão toda a informação necessária para os trabalhos curriculares.

Mas como tudo, também a internet causa prejuízos, alguns de significativa gravidade, como a excessiva dependência, já que muitos jovens não conseguem viver sem jogar um certo jogo, ver uma certa série, pesquisar certa informação e principalmente sem ir a todas as redes sociais possíveis, para se manterem atualizados sobre a vida dos amigos ou das pessoas que admiram. Este vício é péssimo porque acabam por perder alguns momentos importantes da vida e em casos extremos chegam a isolar-se e a ter comportamentos estranhos e por vezes violentos e anulam a possibilidade de socialização, de conhecer regras básicas, esquecendo-se como se comunica apropriadamente. A dependência cria ainda uma certa distração, acabando os jovens por não se dedicar à escola, piorando o seu aproveitamento escolar. Perdem, desta forma, a sua capacidade criativa, que os permitiria desenvolver-se intelectualmente escrevendo, desenhando, lendo, etc.. Os pais, esquecendo-se das suas responsabilidade de educadores, cada vez mais cedo oferecem telemóveis às crianças, para que possam estar entretidas sem incomodar os adultos, o que lhes cria precocemente uma irreversível dependência quando ficam mais velhos. Uma das desvantagens mais preocupantes é a indevida utilização da nossa informação pelos piratas informáticos. Os jovens são permanentemente alertados para cumprirem as regras básicas, não colocando nas redes informações pessoais e para o importante cuidado com os sítios não seguros que visitam.

Concluímos então que a internet é uma ferramenta útil, mas a dependência que cria nos seus utilizadores é muito má, especialmente para a nossa juventude, que vai ser o futuro do nosso país e não tem tanta experiência de vida ou conhecimentos, porque passou parte da infância e juventude presa às novas tecnologias.

Maria Possante, 10º ano, turma 9

Este artigo foi escrito pela aluna Maria Possante na disciplina da professora Dulce Baião (Português do 10º ano) e foi também utilizado na “Sessão interturmas (3º, 7º e 10º anos) sobre Redes Sociais e Líderes Digitais.