A Laranja e a Internet

Dizem (estaremos em presença de um mito rural?), algumas más-línguas, que a laranja de manhã é ouro, de tarde prata e à noite, mata. Ou seja, uma laranja, três consequências. Segundo parece, a internet repete – na opinião avisada dos nossos alunos – mais ou menos o mesmo princípio: o produto em causa pode ser ouro, prata ou mata. Vejamos como semelhante capacidade foi vista pela grande angular dos alunos do 7º C, no encontro que mantiveram na BE da escola Tomás Cabreira na manhã do dia 29 de março, sobre benefícios e problemas da internet. Utilizando as declarações dos alunos em causa, podemos dividi-las, segundo a sua sensibilidade perante o problema. Assim teremos na zona do ouro – “…a possibilidade de obter imensa informação apenas com uma pesquisa ao contrário dos livros”. “Fazer compras, jogar jogos e além disso, integrar as redes sociais” (Carolina Santos). Para mais “…a internet tem inúmeras vantagens como falar com parentes e amigos que estejam longe…” (Carolina Domingues). E “…presta-se à pesquisa de todo o tipo de informação, ver fotografias de vários lugares do Mundo, comprar qualquer coisa e é a principal ferramenta de trabalho de várias profissões.” (Guilherme Esteves).

Claro que quem é ouro também pode ser prata; vejamos: Carolina Santos por exemplo salienta que “nem todas as informações que encontramos são verídicas: podemos estar a falar com pessoas que não são quem pensamos”. Ou como diz Rafael Rojão, “no caso de publicar fotos …imaginemos que vou de férias e publico uma foto no Dubai as pessoas vão poder assaltar a minha casa”. O que é visto como um inconveniente (e na realidade é-o), pode ser uma grande ideia para quem é assaltante. O mal de uns pode ser o bem de outros.

Quando é que a internet pode matar? Quando cria confusão de identidades, ou pode conduzir a problemas muito mais graves, como salienta Matilde da Glória, também do 7ºC, ao escrever que os “grupos mais afectados são as crianças e os jovens, pois com os jogos que podem vir a jogar, jogos desadequados, como o “Nono” e o “Baleia Azul”, a partir do qual, adolescentes se suicidaram, salientamos nós. A grande questão no entanto permanece em aberto, pois, tal como afirmou o aluno do 7ºC, Guilherme Esteves, que afirma peremptoriamente: “…a internet tem bastantes desvantagens e perigos, como: falar com pessoas desconhecidas, fugas de informação e o principal perigo é ser um grande vício”; ou seja, tudo o que fascina um adolescente. 

Artigo de Fernando Proença a partir de textos de alunos do 7ªC e da participação da turma na Sessão Interturmas (3º, 7º e 10º anos) sobre Redes Sociais e Internet.